Hoje vamos aprender essa receita de conserva de gengibre que meus seguidores pediram e eu ensinei a fazer no Instagram. Essa conversa de gengibre é a mesma que encontramos em restaurantes de comida japonesa, que geralmente acompanha o sushi e sashimi. 

O gengibre é uma planta medicinal fantástica, reconhecida mundialmente pela cultura oriental. Aqui em casa não falta! Costumo utilizar como conserva, às vezes coloco em uma sopa de abóbora ou faço também chá de gengibre. Essa conserva de gengibre não é indicada para diabéticos. 

conserva de gengibre

Essa receita rende bastante, dá para alimentar a família por semanas.

Benefícios do gengibre
O gengibre é bom para um monte de coisa. Tem propriedades anti-inflamatórias, é um analgésico natural, muito utilizado como coadjuvante para quem está em tratamento de dores crônicas, enxaqueca e artrite. Além disso, o gengibre é excelente para nossa digestão, é um santo remédio para quem sofre de gases e também combate as náuseas e os vômitos, por exemplo de pacientes que estão na quimioterapia.

Como usar o gengibre?
A melhor maneira de consumir o gengibre é fresco. E quanto mais jovem, melhor! Quando está novo, o gengibre tem a pele fina e descasca fácil. Quando ele fica velho ele fica fibroso e ressecado. É bom que você consuma essa conserva de gengibre durante a refeição, costumo misturar na salada do almoço, com frango ou com peixe também. Consumir cerca de 1 colher de sopa por dia já é suficiente.

Ingredientes
2 kg de gengibre lavados
2 xícaras de chá de açúcar demerara orgânico
3 colheres de sopa rasa de sal marinho
1 L de vinagre de arroz
1 colher de sopa de cúrcuma

Modo de preparo
1- Para fatiar melhor o gengibre e ser mais prático, vou utilizar o equipamento de cozinha mandolin, que dá para regular a espessura para fatiar bem fino. Caso você não tenha, utilize o ralador. Cuidado com o dedo! Pode fatiar o gengibre com a casca.
2- Após fatiar, colocar o gengibre em uma panela com água ao fogo até atingir a fervura. Após feito isso, escorra a água e descarte.

conserva de gengibre

Gengibres ralados e cozidos 🙂

3- Esquente o vinagre com o açúcar e sal em uma panela ao fogo. Após atingir a fervura, desligue e espere esfriar.
4- Dica para turbinar o gengibre e alcançar ainda mais propriedades: coloque a cúrcuma na mistura do vinagre, água e sal já em temperatura ambiente e misture. A cúrcuma também tem um potencial anti-inflamatório.

conserva de gengibre

Adicione a cúrcuma na misture para potencializar os benefícios da conserva.

5- Coloque o gengibre no pote de vidro e complete com a mistura até encher. Assegure-se de que este pote estará bem higienizado.
6- Deixe esfriar com a tampa aberta. Deixe no máximo 2 dias fora da geladeira e depois colocar na geladeira e consumir diariamente.
7- Importante: Não beba o caldo da conserva de gengibre!