Essa é mais uma receita bem simples de purê de banana-da-terra que ensinei no meu Instagram. Rápida, não suja a cozinha e é uma opção muito saudável de acompanhamento, tanto para carne quanto para peixe, frango e legumes. Experimente colocar esse purê no seu almoço!

Primeiro passo para fazer um purê de banana-da-terra é saber escolher a banana. A banana tem que estar madura, não tão madura a ponto da casca ficar preta, mas também não pode ser “de vez” (quase madura) porque senão fica amargando e o sabor não é tão bom. 

purê de banana da terra

Escolha uma banana da terra madura no ponto.

Ingredientes para o purê de banana da terra

Apenas bananas-da-terra 🙂

Modo de preparo
1- Cortar a banana no meio e cozinhá-la apenas na água, sem sal. O tempo para ver que banana está cozida é quando ela já está saindo da casca, bem amarela e firme.
2- Depois de cozidas, descasque as bananas. Tem gente que prefere tirar as sementes do meio, mas eu particularmente não tiro, coloco com tudo porque é apenas uma questão estética para o purê ficar todo amarelo sem pontos pretos.

purê de banana da terra

O ponto certo do cozimento das bananas é quando estiver saindo da casca, bem amarela e firme.

3- Corte as bananas cozidas para bater melhor no liquidificador. Um detalhe importante: acontece das bananas, às vezes, virem com pedaços empedrados, duros e firmes no meio. Descarte pedaços assim.

4- Bata as bananas cozidas no liquidificador sem água, elas já estarão úmidas o suficiente pelo cozimento. Isso já dará a elas consistência de purê. 

5- Jogue o purê na panela e leve a fogo baixo, mexendo para que não grude no fundo. Quanto mais você cozinhar, mais doce ela vai ficar porque irá reduzir o teor de água.

purê de banana da terra

Quanto mais você cozinhar, mais doce ela vai ficar pela perda da água.

 

Bom apetite!