Vamos aprender uma receita bem simples de açaí na tigela que ensinei no meu Instagram? Vou ensinar da maneira que eu gosto, mas existem mil variações de açaí na tigela, mas essa é a maneira como eu costumo fazer aqui em casa. É um alimento que serve para o café da manhã, lanche ou para tomar de café da manhã, mas pode comer em qualquer outro horário, não tem regra não.

Açaí na tigela engorda?
Muita gente me fala “não posso tomar açaí porque açaí engorda”. É claro que se você encher o açaí de xarope, de paçoca, de leite condensado, leite em pó e todas essas tranqueiras que as pessoas inventam, vai ficar uma bomba calórica, porque em si o açaí já é calórico, mas também carrega muitos nutrientes junto com as calorias.

Como diminuir as calorias do açaí?
Existem algumas adequações que podem ser feitas para diminuir a caloria do açaí na tigela. Você pode diminuir a proporção de açaí e aumentar a das frutas congeladas, morango, por exemplo. Pode diminuir o mel ou não botar o mel, ou trocar por um Stevia. Fique atento a quantidade de açaí que você toma por semana ou por mês, não dá para tomar todo dia, por exemplo, porque aí já é exagero. Quem sabe comer pode comer de tudo!

Benefícios do açaí na tigela
A cor roxa do açaí, por exemplo, é proveniente do flavonoide antocianina, ou seja, o açaí é um dos alimentos com maior concentração de antioxidante no mundo e é um alimento do Brasil. Os flavonoides são encontrados em todos os alimentos com a coloração natural do vermelho ao azul, às vezes também amarelas na condição alcalina, como uva, maçã, pêssego, batata, repolho roxo, vagem e sementes de cereais. Os antioxidantes atuam contra os radicais livres, prevenindo ou retardando doenças neurodegenerativas e cardiovasculares. Vamos saber usar mais isso, pessoal!

Ingredientes
200 g de açaí especial bem concentrado
1 banana da prata cortada em rodela
100 g de mirtilo congelado
100 g de morango congelado
½ laranja
Mel (no lugar do xarope)

Rendimento: Cerca de 500 ml

açaí na tigela

Selecione ingredientes de qualidade para o seu açaí.

Modo de preparo
1- Colocar no liquidificador primeiro a banana, que é mole, que vai facilitar para a hélice na  trituração.
2- Coe o sumo da laranja para não cair caroço e coloque junto com a banana no liquidificador.
3- Após a banana e a laranja, coloque no liquidificador o restante dos ingredientes: açaí, mirtilo, morango e mel na quantidade desejada.
4- Ligue o liquidificador e deixe batendo até que o açaí fique em uma consistência cremosa com todos os ingredientes misturados.

açaí na tigela

Bata os ingredientes no liquidificador até ficar em uma consistência cremosa.

5- Coloque o açaí na tigela e para acompanhar jogue granola caseira em cima. Aprenda a como fazer a granola caseira que eu uso.