como fazer amendoim cozido

Hoje vou mostrar a vocês uma receita de como fazer amendoim cozido, uma comida simples que sou apaixonado, tradição nas festas juninas nordestinas e que ensinei por vídeo no meu Instagram

O amendoim é cultivado debaixo da terra, por isso que vem sujo de terra. É muito comum que tenha a presença de fungos e um deles pode liberar uma toxina chamada aflatoxicina, bem perigoso tanto para seres humanos quanto para animais, que pode ser até letal. O fungo gosta exatamente do grão do amendoim, o que comemos, que tem a proteína e o carboidrato que ele gosta também. Por isso, é importante que você compre um amendoim de boa procedência e novo, e não aquele que está estocado há muito tempo e em lugar úmido. 

É preciso também ter um cuidado minucioso ao catar esses amendoins para que você consiga identificar os que estão com fungo e descartá-los. Grãos de casca mole, podres, úmidos, com pragas, furos e abertos devem ser descartados. Por isso, é bom que você cozinhe o amendoim em casa e não compre ele já cozido na rua, para garantir a procedência e a qualidade da água usada no cozimento. Mesmo comprando em um bom mercado, esses grãos não vem já selecionados, é preciso que você faça esse trabalho. 

Ingredientes
1 kg de amendoim
1 limão
1 colher de sopa de sal

Modo de preparo
1- Separe manualmente o joio do trigo. Descarte entre os amendoins aqueles que estão podres, com a casca aberta ou já germinados. Dá um trabalhinho, mas é importantíssimo para a saúde!

2- Bote os amendoins catados em uma cuba para lavá-los em água corrente. Lave bastante esfregando os grãos (cuidado para que eles não abram) até que toda a água suja da terra saia e desça pelo cano. Aproveite para fazer uma vistoria e identificar mais amendoins ruins a serem descartados.

3- Após lavados, coloque os amendoins na panela de pressão com água o suficiente para cobrir os amendoins. Pegue um limão, corte em 4 pedaços e coloque na panela junto também com o sal.

4- Após 5 minutos na pressão, abrimos a panela para ver se já estão cozidos. Se passar muito tempo, os grãos vão esbagaçar e não vai dar para comer. Tem que ficar ligado, não precisa aquecer muito tempo!

5- Para o sal “pegar” no amendoim, espere a água esfriar para que esse sal penetre no amendoim e aí fica perfeito!