O que é alimentação saudável? O que é dieta? Será que é a mesma coisa?

Quando pensamos em dieta logo vem a ideia de privação. É muito comum encontrarmos alguém em uma festa e ao oferecer um bolo a pessoa fala: “Não posso, estou de dieta”. A dieta aqui no Brasil tem um significado associado à restrição, a falta de prazer, a uma coisa sofrida e engessada. Na dieta, um profissional passa um plano alimentar com algumas indicações e você fica voltado para aquela informação que vem de uma pessoa externa, ignorando quase que por completo o que você sente sobre aquilo e sua relação com a comida. Tudo isso vai no sentido contrário do que significa saúde, no meu entendimento.

E, na prática, vemos que ao passar do tempo quem pratica essa mentalidade de dieta acaba tendo vários problemas. O efeito “sanfona” da ganha e perda de peso, quando a pessoa fica restrita a um plano alimentar engessado, passa por uma “sofrência” e até consegue emagrecer, mas depois de um tempo ela não suporta mais aquela falta de prazer e volta a ganhar o peso. Esse é o ciclo vicioso de quem pratica a dieta.

o que é alimentação saudável

O que é alimentação saudável para você?

A sua DIETA pode ser a grande responsável por você NÃO ATINGIR seus objetivos. Dieta NÃO é sinônimo de alimentação saudável e está te afastando muito mais do que aproximando de uma vida saudável.

Então, o que é alimentação saudável?

Quando pensamos em alimentação saudável, é uma outra forma de enxergar o alimento e a nossa relação com a comida. Em forma mais ampla, levamos em conta os sinais internos, comemos quando estamos com fome e paramos ao nos saciarmos. Não nos privamos e nem restringimos a alimentação, então é mais sustentável a longo prazo. A alimentação saudável é quando nos conectamos mais com o alimento, nos atentamos para a relação que temos com a comida e consideramos a bagagem que carregamos desde a infância, da comida afetiva. É possível, sim, manter uma alimentação saudável e extremamente saborosa. Comer de forma saudável é muito mais amplo, libertador e prazeroso e que também dá resultados estéticos satisfatórios. É sobre ter saúde física e mental, não comer transtornado e de fazer as pazes com a comida.

A partir de hoje pensem nessa diferenciação de termos sobre o que é alimentação saudável e o que é dieta e me sigam no Instagram para mais dicas.