Aprenda a como fazer sorvete caseiro de baunilha com cobertura de chocolate, uma receita de sobremesa gelada sem conservantes. É o sorvete predileto de Marcelinho, meu filho, que sempre pede sorvete de baunilha nas sorveterias, mas nunca tinha provado um com baunilha original.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Daniel Cady (@danielcady) em

O que é a baunilha?
A baunilha é uma orquídea (Vanilla planifolia) muito usada na culinária pelo seu cheiro amadeirado e dá um sabor fantástico aos doces. Existe a essência de baunilha, que é artificial; existe o extrato de baunilha, que já é bom, que é a fava de baunilha imersa em álcool por alguns meses e que se extrai aquele extrato preto; e existe a baunilha em fava, que é a que vamos usar nessa receita. Recebi essas do Vannila Brasil, um pessoal que trouxe as sementes de baunilha de Madagascar, na África, e está produzindo em Itapetinga, na Bahia.

como fazer sorvete caseiro de baunilha

Fava de baunilha produzida em Itapetinga pela Vanilla Brasil

Aprendi como fazer sorvete caseiro com o belga Laurent Rezette, chef do restaurante Chez Bernard, em Salvador.

Ingredientes
12 gemas de ovo caipira (não utiliza-se as claras, então guarde para um omelete, é proteína de alta qualidade)
1 L de leite integral de boa qualidade (a Mel Cady, minha irmã, faz com leite de coco, de amêndoas ou de castanhas, para os veganos ou quem tem intolerância a lactose)
200 g de açúcar demerara
2 favas de baunilha
1 barra de chocolate 70% cacau em pedaços
½ xícara de pedaços pequenos de nibs de cacau
3 colheres de sopa de óleo de coco
Dica do Cady: Tenha um termômetro digital alimentício para ter maior precisão.

Rendimento: Depende de quantos monstrinhos tiver na sua casa, mas dá um pote cheio que alimenta a família. 

Agora é que são elas, vamos ao como fazer sorvete caseiro
1- Faça um corte estilo cirúrgico longitudinal para abrir pela metade as favas de baunilha, raspe seus pequenos grãos internos e coloque dentro do 1 litro de leite em uma panela grande ao fogo. Todo cuidado para não desperdiçar baunilha e fique ligado no leite para não transbordar! A hora certa de desligar o fogo é quando o leite começar a formar bolhas, aos 90°.

como fazer sorvete caseiro de baunilha

Conteúdo interno da fava de baunilha que vamos usar.

2- Peneire as 12 gemas para que a película da gema não dê um gosto forte de ovo no sorvete. Bater na batedeira com as 200 gramas de açúcar demerara até que se forme um creme amarelo claro. Cerca de 4 minutos batendo.  

como fazer sorvete caseiro de baunilha

Peneirar as gemas para não ficar com o gosto da película do ovo.

3- Despejar AOS POUCOS (para não cozinhar os ovos) o leite fervido com a baunilha na vasilha da batedeira e misturar com um fouet. Despejar a mistura de volta na panela e manter o fogo bem baixo para não talhar e continuar mexendo sem parar com o fouet para não grudar no fundo e não formar bolhas de cozimento. O ponto certo é aos 80°, não pode em hipótese nenhuma passar dessa temperatura.

como fazer sorvete caseiro de baunilha

Ponto certo da mistura das gemas com o açúcar após 4 minutos na batedeira.

4- Coloque a panela em cima de uma bacia cheia de gelo para resfriar o creme a temperatura ambiente. Para quem tem essa máquina de Gelato Express Tramontina despeje o creme na forma da máquina e escolha a opção sorvete. Para quem não tem, coloque o creme em um tupperware dentro do freezer e a cada 40 minutos tire e mexa com o fouet para que não haja formação de cristais de gelo. Você fará isso de 4 a 5 vezes. 

como fazer sorvete caseiro de baunilha

Essa receita é a preferida de meu filho Marcelo.

5- Adicione o nibs de cacau quando o creme já estiver gelado para que não aqueça o nibs, caso contrário ficará sem crocância e perderá suas propriedades nutricionais.

Modo de preparo da calda de chocolate
Coloque o chocolate em uma panela a fogo baixo junto com as colheres de sopa de óleo de coco e mexa até derreter. Jogue em cima do sorvete já pronto.

Modo de preparo da calda de geleia de morango
Coloque o morango natural em uma panela com a metade da proporção de açúcar das receitas tradicionais de geleia de morango e um pouco de limão. Deixe cozinhar até formar consistência de geleia. Jogue em cima do sorvete já pronto.

Bon appétit!