Vamos aprender a como fazer um caldo de feijão? Uma bosa sopa faz parte do jantar de muitos lares brasileiros. Na minha casa não foi diferente. Desde criança, minha mãe sempre serviu sopa à noite, principalmente nas épocas mais frias. Mas foi convivendo com minha avó, que aprendi a apreciar uma boa sopa. Todas as tardes, depois de nadar no final do dia, voltava pra casa com bastante frio e a sopa que ela fazia ajudava a me aquecer e me fazia muito bem. Assim, além de gostar de fazer e tomar sopas, este é um hábito que me traz muitas memórias afetivas. É uma refeição que está sempre presente na mesa da minha família. 

A sopa é um alimento nutritivo, de fácil digestão e uma opção de jantar leve, que ajuda a aquecer o corpo nas temporadas mais frias como outono e inverno. Dá pra usar uma grande opção de ingredientes para fazer uma boa sopa, inclusive sobras do almoço, o que torna esta uma opção barata, mas que não precisa ser monótona. Além disso, é uma maneira simples de promover uma dieta rica em ingestão de vegetais, principalmente para as crianças. 

como fazer caldo de feijão

Quer aprender como fazer caldo de feijão e ter uma opção nutritiva de refeição para o seu jantar?

Então, vamos aprender a como fazer caldo de feijão?

Ingredientes
1 xícara de feijão mulatinho ou preto
4 xícaras (chá) de água
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 unidades de cebola finamente picadas
3 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Cebolinha-verde picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
1- Na panela de pressão, coloque o feijão e a água e deixe cozinhar por aproxi￾madamente 25 minutos depois que começar a pressão ou até ficar macio.
2- Coe e reserve o caldo.
3- Passe o feijão no amassador de legumes ou rapidamente no processador.
4- Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho.
5- Acrescente o feijão amassado e o caldo reservado.
6- Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Salpique a cebolinha picada e sirva em seguida.

Quer aprender mais receitas de sopas? Baixe meu E-book ‘Ôba, Sopa!’ gratuito e me segue no Instagram para mais dicas de alimentação saudável.