Vamos aprender a como fazer sopa de legumes com carne?

Uma boa sopa faz parte do jantar de muitos lares brasileiros. Na minha casa não foi diferente. Desde criança, minha mãe sempre serviu sopa à noite, principalmente nas épocas mais frias. Mas foi convivendo com minha avó, que aprendi a apreciar uma boa sopa. Todas as tardes, depois de nadar no final do dia, voltava pra casa com bastante frio e a sopa que ela fazia ajudava a me aquecer e me fazia muito bem. Assim, além de gostar de fazer e tomar sopas, este é um hábito que me traz muitas memórias afetivas. É uma refeição que está sempre presente na mesa da minha família. 

A sopa é um alimento nutritivo, de fácil digestão e uma opção de jantar leve, que ajuda a aquecer o corpo nas temporadas mais frias como outono e inverno. Dá pra usar uma grande opção de ingredientes para fazer uma boa sopa, inclusive sobras do almoço, o que torna esta uma opção barata, mas que não precisa ser monótona. Além disso, é uma maneira simples de promover uma dieta rica em ingestão de vegetais, principalmente para as crianças. 

como fazer sopa de legumes com carne

Aprenda como fazer sopa de legumes com carne e saboreie uma refeição nutritiva que vai deixar seu corpo quentinho.

Então, vamos aprender a como fazer sopa de legumes com carne?

Ingredientes
300 g de carne em cubos pequenos (coxão mole ou patinho)
1 fio de azeite
1,5 l de água fervente
2 batatas médias cortadas em cubinhos
2 mandioquinhas pequenas cortadas em cubinhos
1 cenoura pequena cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de abóbora cortada em cubinhos
1 cebola pequena cortada em cubinhos
2 dentes de alho
1 pitada de páprica doce
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
Sal a gosto
Salsinha para salpicar

Modo de preparo
1- Corte todos os ingredientes em tamanhos similares, para que todos cozinhem por igual. Tempere a carne com sal e pimenta.
2- Em uma panela, coloque um fio de azeite e doure os cubos de carne de todos os lados. Abaixe o fogo e na sequência adicione o alho e a cebola e deixe dourar.
3- Despeje a água fervente e aos poucos siga adicionando os legumes: cenoura, batata, mandioquinha, abóbora. (Siga essa ordem dando um espaço de 5 minutos para cada legume).
4- Deixe tampado cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, destampe e deixe apurando um pouco mais e siga adicionando os temperos: páprica, noz-moscada, sal e pimenta. Finalize com folhas de salsinha e sirva a seguir.

Quer aprender mais receitas de sopas? Baixe meu E-book ‘Ôba, Sopa!’ gratuito e me segue no Instagram para mais dicas de alimentação saudável.