Quer aprender a como fazer sopa de cebola com torradas gratinadas? Uma boa sopa faz parte do jantar de muitos lares brasileiros. Na minha casa não foi diferente. Desde criança, minha mãe sempre serviu sopa à noite, principalmente nas épocas mais frias. Mas foi convivendo com minha avó, que aprendi a apreciar uma boa sopa. Todas as tardes, depois de nadar no final do dia, voltava pra casa com bastante frio e a sopa que ela fazia ajudava a me aquecer e me fazia muito bem. Assim, além de gostar de fazer e tomar sopas, este é um hábito que me traz muitas memórias afetivas. É uma refeição que está sempre presente na mesa da minha família. 

A sopa é um alimento nutritivo, de fácil digestão e uma opção de jantar leve, que ajuda a aquecer o corpo nas temporadas mais frias como outono e inverno. Dá pra usar uma grande opção de ingredientes para fazer uma boa sopa, inclusive sobras do almoço, o que torna esta uma opção barata, mas que não precisa ser monótona. Além disso, é uma maneira simples de promover uma dieta rica em ingestão de vegetais, principalmente para as crianças. 

Então, vamos aprender a como fazer sopa de cebola?

como fazer sopa de cebola

Vamos aprender a como fazer sopa de cebola?

Ingredientes
2 cebolas grandes
100 ml de vinho branco
400 ml de caldo de legumes (para aproveitar as cascas de legumes    basta cozê-las durante 20 minutos e coar a água)
1 ramo de tomilho fresco
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto

Serve 4 porções

Modo de preparo
1- Descasque e corte as cebolas em formato de meia-lua. Coloque-as num tacho com o azeite e o sal e cozinhe durante 20 minutos em fogo médio. Junte depois o vinho e cozinhe até que se evapore por completo. Por fim, junte o caldo de legumes e o tomilho e deixe cozinhar durante 20 minutos.
2- Pincele as fatias de pão com azeite, polvilhe com o queijo ralado e o orégano. Leve ao forno a 180ºC durante 5 minutos ou até dourar o queijo.
3- Sirva umedecendo as tostinhas na sopa.

Essa sopa fica linda e muito gostosa! Quer aprender mais receitas de sopas? Baixe meu E-book ‘Ôba, Sopa!’ gratuito.