Vamos aprender a fazer feijão com legumes? Eu sei que quando a gente pensa em feijoada, vem a imagem de um feijão preto com linguiça, carne defumada, costela de porco, charque, calabresa, tudo o que temos direito. Também adoro esse feijão “gordo”, não vou negar, mas infelizmente não podemos comer isso todos os dias. Então, vou ensinar a vocês uma receita de feijão com legumes bem leve, nutritiva e saudável, que eu aprendi com minha avó, para podermos comer feijão todo dia sem ficarmos com peso na consciência. 

O que falar da tradição de um bom feijão na casa de nossa mãe/avó ? É incrível como esse grão pode despertar grande parte da memória afetiva de todos nós. Quando estamos no exterior, é através dele que nos reconhecemos como brasileiros.

feijão com legumes

Aí está um feijão com legumes que você pode comer todo dia sem peso na consciência.

Então, anota aí essa receita de feijão com legumes que ensinei a fazer no meu Instagram

Ingredientes
1kg Feijão (uso o orgânico Carioca)
10 quiabos
1/2 abóbora
3 folhas de couve
5 folhas de louro
1/2 colher de chá de cominho (não se faz feijão na Bahia sem essa especiaria)
Azeite de oliva
1 colher de sopa cheia de molho de tomate pomodoro (caseiro ou comprado)
1 cebola branca picadinha
1/2 cebola roxa picadinha
1 tomate picadinho
2 colheres de pimentão amarelo picadinho
2 colheres de pimentão vermelho picadinho
2 dentes de alho picados
Cebolinha a gosto
Coentro a gosto
Hortelã miúdo a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
1- Deixar o feijão de molho na água da noite para o dia, para deixar o feijão bem inchado. Isso vai fazer você economizar gás e vai diminuir aquela sensação de gases que muita gente sente após comer feijão. Quando se deixa o feijão na água fermentando, diminui a quantidade de uma substância que traz esse desconforto dos gases, que faz o feijão ficar indigesto. Esse é o truque do feijão que sempre faço para minhas filhas não terem esse desconforto abdominal.

2- Refogar no azeite os temperos todos juntos. Escorra a água e adicione o feijão na panela com os temperos e refogue. 

3- Adicione o cominho, o sal a gosto, o molho de tomate para dar uma cor no feijão, a folha de ouro e misture. 

4- Primeiro, vamos cozinhar o feijão com esses temperos. Coloque água até cobrir o feijão e quando o tiver bem próximo de estar pronto, adicione as verduras e cozinhe até que estejam moles. 

Gostou da receita de feijão com legumes? Me siga no Instagram para mais dicas de alimentação saudável e vamos juntos no caminho para uma vida mais saudável.