Escolhi três óleos essenciais brasileiros para iniciar a série de vídeos falando sobre a minha experiência com os óleos essenciais doTerra. Para começar, escolhi óleos essenciais que são extraídos aqui no Brasil e que são utilizados para aromaterapia

Óleo de Copaíba
Extraído da região norte, na Amazônia, é um dos óleos essenciais brasileiros mais famosos. É extraído de uma árvore amazônica imensa, onde é feito um furo e esse óleo leva dias para encher os barris dia neste óleo. A árvore produz esse óleo como uma defesa contra os invasores, como fungos e bactérias e cupins, ou seja, já age na própria planta como antibiótico e anti-inflamatório. Existem relatos científicos de que os índios, antes da chegada dos portugueses, já utilizavam o óleo de copaíba como um potente cicatrizante e anti-inflamatório. Usavam, por exemplo, para cicatrizar o cordão umbilical e feridas de soldados em batalhas de guerra. Há também relatos de que alguns animais feridos ficam passando o corpo na casca da Copaibeira com o intuito justamente de se beneficiar desse efeito cicatrizante.

Você pode utilizar esse óleo essencial brasileiro em qualquer hora do dia. Ele é muito rico em um composto chamado beta cariofileno que tem esta ação anti-inflamatória, antifúngica e antimicrobiana. De modo geral, é um óleo muito bacana que é possível utilizar tanto no difusor como também com o óleo carregador (por exemplo o óleo de coco) para passar na pele como uso tópico.

óleos essenciais brasileiros

Uma ótima opção de usar os óleos essenciais brasileiros é através de um difusor.

Óleo de Tangerina
Cultivado muito no sul do país, é um óleo essencial brasileiro rico em limoneno que é o que dá essa característica do óleo cítrico, que é uma substância que tem um efeito estimulante. Auxilia, por exemplo, na melhora do nosso humor. Para quem está cansado, ou para quem está um pouco para baixo, desanimado, o óleo essencial de tangerina dá essa revigorada.

É o óleo que utilizo muito aqui pelas manhãs, apenas três gotinhas e já tem um efeito em você, uma injeção de ânimo. Além disso, é um óleo essencial com um cheiro muito gostoso e me traz uma memória afetiva da infância. Um óleo muito legal para usar no dia a dia. 

Óleo de Mandarina Verde
Nada mais é que o óleo essencial de tangerina quando ela é colhida ainda verde. Uma boa parte da produção do óleo de tangerina era jogada fora porque o fruto não chegava a amadurecer. Aí eles descobriram que havia aproveitamento da casca da mandarina verde para um óleo essencial e o que era ainda melhor,  não gerava desperdícios. É um óleo que não é fotossensível, ou seja, é uma exceção entre os óleos cítricos, se você passar esse óleo essencial brasileiro na pele e tomar sol, não vai queimar e nem ficar com aquela mancha escura como os outros óleos cítricos. Isso porque esse óleo de mandarina verde não tem furanocomarina, que é o composto que causa a irritação na pele.

É um óleo bem seguro e que tem também um composto chamado gamaterpinemo que é um potente anti-inflamatório. É um óleo que está ligado a efeitos também no comportamento, por exemplo, tem efeitos benéficos contra a irritação, contra a ansiedade, muito indicado para quem está nesse estado de irritabilidade. Esse óleo também estimula o apetite das crianças, ou seja, é um óleo doce muito agradável. 

Então é isso, espero que tenham gostado dessas dicas sobre os óleos essenciais brasileiros. Quer saber mais sobre óleos essenciais? Me acompanhe no meu Instagram