Vamos aprender a fazer um suco para aumentar a imunidade? Esse assunto está muito requisitado por conta do corona vírus e vale a pena tomar conhecimento de como nosso sistema imunológico funciona e que alimentos comer , independente da vacina. A imunidade faz com que a gente fique mais saudável e mais resistente a qualquer tipo de infecção e doença. No verão, por exemplo, há um aumento significativo em relação a infecções intestinais por conta da temperatura. O calor faz com que as bactérias se proliferem e os alimentos estragam mais rápido, e a diarreia acaba sendo um problema muito comum. É preciso ter um cuidado redobrado ao comer comida na rua.

Quando falamos de aumentar a imunidade estamos falando sobre aumentar as defesas do corpo, tanto no sistema respiratório, como digestivo, em todos os sistemas do nosso corpo. 

Selecionei essa receita de suco para aumentar a imunidade muito simples de fazer e perfeita para o verão! E o que nosso corpo pede no verão? Hidratação e refrescância! Se tá calor lá fora, nosso corpo precisa de alimentos que o resfriem, por isso que temos mais vontade de tomar água de coco, suco, açaí, sorvete, salada, e até cerveja gelada pra quem gosta de tomar uma. Isso é o nosso corpo tentando equilibrar o meio interno com o meio externo.  Então, nada mais oportuno do que pensar em uma receita gostosa e refrescante e que tenha também esse apelo nutricional.

Muita gente, hoje em dia,  acaba apelando para os sucos de caixinha pela praticidade. Na minha opinião, os sucos prontos são bem carentes de nutrientes e é, basicamente, só sabor. Suco é o tipo de preparação feita para tomar na hora.

Essa receita de suco para aumentar a imunidade não é nada engessada, pode ser personalizada de acordo com o que você tiver em casa. Pode ser feita com água ou água de coco, mas prefiro a água de coco porque é o melhor isotônico natural que existe, se estiver um pouco mais verde ainda melhor. Você sabe que um coco tem mais água quando ele tem o formato mais largo, não é aquele coco fino e comprido. O coco é muito bom também para repor os nutrientes de quem está com diarreia.

suco para aumentar a imunidade

Verde é a cor do suco para aumentar a imunidade 🙂 Só ingredientes saudáveis e refrescantes!

Outro ingrediente que vamos adicionar nesse suco para aumentar a imunidade é o limão. Pode ser qualquer tipo de limão, todos eles são ricos em vitamina C, o nutriente clássico da imunidade. O limão é rico em limoneno e também tem alguns óleos essenciais com funções anti inflamatória e de antienvelhecimento. Mas lembrem-se, água com limão não emagrece, a não ser que o limoeiro fique a 10 km da sua casa e você vá correndo buscar 🙂 .  O limão é bom para a digestão e a imunidade, então não reduza os alimentos a fazer engordar ou emagrecer. 

Outro ingrediente deste suco para aumentar a imunidade é a couve, muito rica em carotenóides, que têm vitamina A, além de ser rica em magnésio, tudo de bom para fortalecer as defesas do corpo e aumentar a imunidade. 

O gengibre é um anti inflamatório incrível para quem tem má digestão ou mau hálito ou para quem tem enjoo. No mar, quando estamos velejando, a gente pega um pedaço de gengibre e fica mastigando na boca. As grávidas também podem usar em pequenas quantidades, não muito porque pode ser abortivo.

O ideal é que você coe uma parte desse suco e misture com a outra parte sem coar, pois aproveitamos as fibras. A maçã, por exemplo, é muito rica em pectina, uma fibra solúvel que é excelente para a flora intestinal e que vai estimular a contratilidade do intestino, que é o que vai te fazer evacuar. Então, é ideal para quem tem o intestino preso ou está se sentindo constipado. 

Gosto de beber esse suco logo de manhã cedo, assim que acordo, em jejum. Depois já estou com energia suficiente para fazer um treino curto de 1 hora. Se você quiser turbinar ainda mais esse suco, para quem sente que precisa ter um doce, você pode acrescentar, no máximo, uma colher de mel. Esse suco para aumentar a imunidade já pode ser sua primeira refeição do dia, mas você pode tomar em qualquer horário quando chegar em casa com calor. 

Ingredientes
300 ml de água mineral ou água de coco
1 limão siciliano ou tahiti
3 folhas médias de couve (ou hortelã, rúcula, manjericão)
4 maçãs pequenas (ou abacaxi, caju, melancia)
1 rodela de gengibre

Modo de preparo
1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por um minuto. Corte a maçã para facilitar.
2- O limão deve ser espremido, porque se bater o limão com a casca amarga.
3- Coe o suco.
4- Essa quantidade dá para 2 a 3 pessoas.

O limão retarda a perda de nutrientes porque é antioxidante, mas o ideal é que você tome o suco o  quanto antes, no máximo guarde na geladeira tampado, pois quando incide luz ou oxigênio no suco isso faz com que decomponha os nutrientes e só o que fica é o gosto.

Quer mais receitas e dicas de uma alimentação mais saudável? Acompanhe meu estilo de vida pelo Instagram