Vou mostrar pra vocês para que serve urucum, um produto natural muito interessante para nossa saúde. O Brasil é o maior produtor mundial de sementes e corantes de urucum. A palavra urucum tem origem na linguagem Tupi-Guarani que significa “vermelho”. 

O principal produto derivado das sementes de urucum ainda é o colorau, mas seus pigmentos são encontrados em muitos produtos como massas, salsichas, queijos prata, sorvetes, iogurtes, temperos, etc. Desde os tempos mais remotos, os habitantes das Américas Central e do Sul já sabiam para que serve o urucum, eles empregavam a porção corante das sementes para tingir de vermelho seus artefatos de caça, pesca, vestimentas, enfeites de guerra e o próprio corpo.

O que é urucum?
O urucum é uma planta que ocorre da Floresta Amazônica até a Bahia, presente na floresta pluvial, ou seja, requer umidade e cresce perto dos rios.

Para que serve urucum?
O urucum é muito presente na indústria de alimentos, na indústria de cosméticos e também muito difundida na nossa cultura, sobretudo na região norte do país que carrega a herança indígena. Os índios utilizam o urucum como protetor solar e também para a pintura corporal em rituais. O urucum é o que faz o famoso colorau, um corante muito utilizado na cozinha para dar aquela cor vermelha. É muito importante que ao ler o rótulo a gente saiba disso e possa escolher o urucum ou outro corante natural, porque os corantes artificiais são muito danosos à nossa saúde.

O urucum também serve para dar aquela cor mais amarelada da manteiga. Não há nenhum problema em utilizar esse produto como pigmento alimentício. 

para que serve urucum

Colhi essas sementes na Mata Atlântica para compartilhar com vocês para que serve urucum.

Quais são os benefícios do urucum?
As sementes do Urucum saem de dentro do fruto e são revestidas por um corante natural que nada mais é do que um mix de carotenóides, com a presença de betacaroteno, luteína e zeaxantina, antioxidantes naturais. Além de ter esse valor medicinal, é fonte de vitamina A, muito bom para visão e também é utilizado para proteger a pele e contra a picada de mosquitos. Entre as propriedades medicinais do urucum, há a proteção contra raios UVA e UVB, poder de cicatrização, redução do colesterol, bem como alívio de dores de estômago e problemas respiratórios.

Para que serve o urucum como corante?
A tendência crescente da indústria é buscar alternativas naturais de corantes, não só o vermelho e laranja, como é o caso do urucum, mas também outros provenientes de outras plantas. Para fazer seu colorau de forma bem simples em casa, basta esfregar farinha de milho ou farinha de mandioca com as sementes. Esse pigmento irá passar para farinha, que depois de peneirada ficará uma farinha tingida. Essa é uma forma de dar maior conservação para o urucum antes que apodreça ou pegue fungo.

Gostou do urucum? No Instagram compartilho com vocês outras plantas. Conheçam mais da medicina natural e o poder da natureza. Até a próxima!