Separei para vocês uma lista de 7 alimentos saudáveis que fazem parte da minha alimentação e da minha família, ótimas opções para aumentar sua imunidade.

Açaí

alimentos saudáveis

O açaí é um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes no mundo.

Alimento do Brasil! A cor roxa do açaí é proveniente do flavonoide antocianina, que são encontrados em todos os alimentos com a coloração natural do vermelho ao azul, às vezes também amarelas na condição alcalina, como uva, maçã, pêssego, batata, repolho roxo, vagem e sementes de cereais. Os antioxidantes atuam contra os radicais livres, prevenindo ou retardando doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.

Pitanga

Minha dose diária de vitamina C e licopeno de alta biodisponibilidade.

A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, estrato médio, nativa da Mata Atlântica. A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho, a coloração vermelha da fruta deve-se à presença do licopeno, fitoquímico eficaz no combate ao câncer. O seu poder antioxidante ajuda também a retardar os sinais do envelhecimento precoce, lutando contra a ação dos radicais livres. As folhas de pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e transtornos gástricos. 

Manga

Existem mais de 500 variedades de manga existentes em todo o mundo. Essa é a manga rosa.

A mangueira (Mangifera indica) é uma frutífera típica da Ásia, introduzida, no Brasil, pelos portugueses, no período de colonização. A fruta é rica em vitaminas A, B6, B12, C, E e K, além dos minerais sódio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, cobre, selênio e zinco.

Pólen de abelha

alimentos saudáveis

Faço essa combinação algumas vezes antes de treinar ou como lanche. Com mamão fica uma delícia também! Experimente!

Para quem não sabe o pólen é a whey protein das abelhas, rico em aminoácidos essenciais (BCAA), vitaminas do complexo B, vitamina C, A, E, alguns fitoquímicos e muito mais. Uma alternativa raiz e natural para você. O pólen é considerado um dos alimentos saudáveis mais completos e nutritivos da natureza. Contém vários nutrientes essenciais para a nossa saúde, aproximadamente 40% de proteínas, boa parte na forma de aminoácidos livres (BCAA) que estão prontos para serem usados ​​diretamente pelo organismo. Essa proteína altamente biodisponível pode contribuir significativamente para as necessidades de proteínas de vegetarianos! É também uma excelente fonte de vitamina A, ácido fólico, B1, B2, rutina (potente antioxidante) e fitohormônios que atenuam os sintomas indesejáveis da menopausa. E por fim, é repleto de enzimas que auxiliam a nossa digestão. O pólen pode ser consumido diariamente, basta uma única colher de chá para conquistar mais ânimo e saúde. Consuma produtos de qualidade e certificados. Assista a live com Mikhael Marques sobre os produtos apícolas.

Caju

Pelo que pesquisei as propriedades são semelhantes a do caju grande que encontramos aqui no Nordeste. Excelente fonte de vitamina C, A e complexo B.

Nibs de cacau

alimentos saudáveis

Uma colher de chá de nibs de cacau é o suficiente por dia.

Um super alimento que venho incluindo na minha alimentação já há algum tempo. É o nibs de cacau, ou seja, amêndoa do cacau descascada e triturada crua. A quantidade de antioxidantes dessa planta está entre as 10 mais ricas do mundo. Segundo pesquisas científicas, a amêndoa do cacau é um dos top 10 alimentos saudáveis com o maior potencial antioxidante da natureza, capaz de retardar os efeitos indesejáveis do envelhecimento. Uso o nibs de cacau orgânico adoçado com néctar de coco nas frutas no café da manhã ou lanche.  Você pode incluí-lo de diferentes formas na sua alimentação. O nibs, o cacau em pó ou até mesmo um pequeno pedaço de chocolate (25g) com o maior percentual de cacau que seu paladar suportar (70% a 85%).

Orégano

alimentos saudáveis

Ingrediente insubstituível na culinária mediterrânea e italiana.

Erva perene e aromática, muito utilizado pelos gregos e os romanos antigos que valorizavam profundamente essa planta, usando-a para vários empregos medicinais. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. O orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavonoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservá-los. Nutrientes como as vitaminas A, C e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, potássio, manganês, cobre, boro e niacina também são encontrados no óleo de orégano. O orégano também pode ser transformado em um óleo essencial com uma ampla gama de benefícios. Ele possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Pode ser utilizado na prevenção e tratamento de infecções urinárias, respiratórias, fúngicas e parasitárias. Pode ser utilizado como repelente de insetos e ajuda a aliviar a dor de garganta, a dor das picadas de insetos e irritação, as dores musculares e articulares, e muito mais.

Você acredita na cura pela natureza? Veja mais no Instagram.