Está com dúvidas sobre para que serve o probiótico? Pouca gente ainda está familiarizada com esse termo, então vamos esclarecer as dúvidas porque esse é um assunto muito discutido hoje em dia, está no topo da agenda científica e vale a pena investirmos. 

A saúde intestinal é um tema fascinante e muito estudado nos dias de hoje. Os estudos mais recentes esclarecem como é importante cuidarmos do nosso intestino precocemente. O parto normal, o aleitamento materno exclusivo, a saúde materna e uma introdução alimentar bem feita a partir dos 6 meses são fatores cruciais para o estabelecimento de uma microbiota intestinal forte e saudável.

Além de comer alimentos mais naturais e saudáveis, vale a pena investir em alimentos probióticos (como a Kombucha) e a suplementação probiótica, porque isso irá fortalecer a nossa imunidade e também a diversidade de microrganismos em nosso intestino. É uma ótima forma de prevenir problemas digestivos e fortalecer a imunidade, inclusive para crianças e idosos. 

probiótico para que serve

Probióticos: para que servem?

O que são os probióticos?
Nada mais é do que micro organismos microscópicos, bactérias, fungos, vários seres que colonizam várias partes do nosso corpo, sendo que a parte mais estudada e mais importante é o intestino. Existem microrganismos que vivem em nosso intestino desde o nascimento, pois herdamos da nossa mãe essas bactérias e também do ambiente em que vivemos e crescemos. Vivemos em companhia dos probióticos a vida inteira.

Para que servem os probióticos pro nosso corpo?
Esses microrganismos participam de várias reações do nosso corpo, regulam nossa imunidade, favorecem a digestão, pois tem coisas que não conseguimos digerir e eles digerem pra nós. Eles também participam de algumas reações que influenciam no nosso bom estado de humor e estão relacionados ao trânsito intestinal, para quem tem prisão de ventre é importante que se obtenha essa colônia de seres não só dos probióticos como também dos alimentos naturais e crus, que possuem muitas enzimas benéficas. Os probióticos são muito importantes para a saúde digestiva e para todo o corpo.

Os probióticos são bons para quem?
Para todo mundo, inclusive crianças e idosos. Principalmente para quem tem imunidade baixa; sofre com diarreia agudas; é intolerante a alguns alimentos; e para quem acabou de fazer tratamento com antibiótico, porque o antibiótico destrói nossa microbiota e o probiótico repõe.  Boa parte da serotonina, hormônio responsável pelo bom humor, é produzida no intestino, então é muito importante que todo mundo mantenha a saúde digestiva em dia.

Para que servem os probióticos suplementados?
A suplementação de bactérias “boas” tem sido indicada como recurso preventivo e terapêutico desde a infância. Os lactobacilos (bactérias do bem) inibem o crescimento de bactérias nocivas, estimulam as funções imunológicas, auxiliam na digestão e/ou absorção dos nutrientes dos alimentos, e contribuem para a síntese de vitaminas. Aqui em casa, comecei a usar com os meus filhos a partir de 1 ano. O benefício de usar os probióticos em cápsulas ou em pó é porque você tem a garantia de quais são especificamente os probióticos que estão consumindo, além de ser fácil de usar. Converse com seu médico, nutricionista ou pediatra.

Gostou dessa dica de saúde? Me siga no meu canal do Instagram para mais!