Uma das formas que gosto de ensinar como montar um prato saudável  e que têm mostrado bons resultados com os meus alunos é dividir o prato, no “olhômetro” mesmo, da seguinte maneira:

– 1/2 do prato de salada crua e/ou cozida

– 1/4 de (carne vermelha, branca ou pescado)

– 1/4 de grãos ou raízes (arroz, feijão, purês, etc)

Essa é uma estratégia simples e prática que pode lhe ajudar a como montar um prato saudável bem balanceado em calorias e nutrientes, sem a neura de ficar pesando milimetricamente.

Você não precisa comer a mesma quantidade que eu, as quantidades são individuais e devem variar de acordo com as necessidades nutricionais de cada um.

Essa combinação pode lhe proporcionar muita satisfação, saciedade e nutrição. Se você está numa transição, começando a comer salada por agora, sugiro que divida o prato em 3 partes iguais dos mesmos grupos alimentares citados. Uma boa forma de começar a comer salada é fazendo alguns molhos diferentes, veja aqui algumas receitas dos molhos de salada que faço em minha casa. 

como montar um prato saudável

Experimenta essa forma de como montar um prato saudável e depois me diz o que mudou no seu corpo.

Na foto, o rango de hoje foi salada crua (alface, rúcula, tomate, guacamole, rabanete, repolho roxo, cebola roxa, cenoura e manga), frango grelhado com cebola e purê de mandioquinha. 

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