Muita gente me pergunta se pratico meus hábitos saudáveis o tempo inteiro. Acho curioso isso porque para mim, viver de forma saudável não é um esforço, é natural! Separei para vocês 6 hábitos saudáveis que acredito serem importantes para uma vida com mais saúde e bem-estar.  

Ainda que você não tenha crescido com essas referências em casa, é possível aprender a ser saudável. Você pode sim adquirir novos hábitos saudáveis que vão transformar a sua vida para melhor! Pode demorar um tempo, mas se você faz uma mudança simples por dia e mantém isso todos os dias, é possível! Uma mudança por dia, um pouquinho por vez, e você já não está mais no mesmo lugar. Todos os dias, escolha cuidar de você, então tente, sem sofrimento de cobrança, incluir esses 6 hábitos saudáveis na sua vida. 

Cuide de você

6 hábitos saudáveis

É preciso reconhecer que quem cuida de nós, somos nós mesmos.

O primeiro da lista dos 6 hábitos saudáveis é o autocuidado. Você já parou para pensar o quanto você cuida daqueles que estão à sua volta e o quanto de tempo você dedica às suas necessidades? No esforço de agradar e cuidar do outro, esquecemos de olhar para nós mesmos e aceitar a responsabilidade pelas nossas escolhas. Uma das coisas mais importantes que você precisa entender é que para ter saúde e qualidade de vida é preciso tomar para si o protagonismo no autocuidado. Pedir ajuda é importante, claro. O nutricionista vai te orientar, o personal trainer vai te acompanhar e tantos outros profissionais podem te auxiliar na sua jornada em busca da saúde e da longevidade, mas é você quem toma a decisão, muda a sua forma de ver as coisas e transforma seus hábitos através de pequenas escolhas diárias. Seja gentil com você e escolha tirar um tempo para se relacionar consigo mesmo. Conhecer seu corpo, entender suas necessidades e se “autocomprometer”, assumir o protagonismo da sua vida.

Troque o celular pela água ao acordar

Ao acordar, beba 300 ml de água em temperatura ambiente, todos os dias.

A primeira coisa que você faz ao acordar é pegar o celular? A forma como a gente começa o nosso dia, diz muito de como a gente leva ele adiante. Acordar pilhado, já mexendo no celular e preocupado com as demandas alheias, desperta o nosso corpo com estresse e ansiedade. E se o seu primeiro compromisso da manhã for com a sua saúde? Porque não começar o dia hidratando o seu corpo? Um pequeno ritual diário simples e muito fácil de inserir na sua rotina, que vai te impulsionar a começar o dia lembrando do autocuidado. A água é extremamente importante para todas as funções do nosso corpo. Essa primeira ingestão de água vai dar o “start” no seu organismo pela manhã, ativando o sistema digestivo e reidratando após a noite de sono. 

Use a respiração ao seu favor!

6 hábitos saudáveis

Parece o mais óbvio dessa lista de 6 hábitos saudáveis, afinal, respirar é involuntário, né?

A gente já nasce sabendo e fazendo. Mas, preste atenção no ritmo da sua respiração. Respiração agitada é sinal de mente ansiosa. Esse ato tão corriqueiro na nossa vida, a ponto de a gente fazer sem precisar pensar, quando feito de forma consciente e direcionada, pode trazer benefícios enormes para a nossa saúde. Ficou estressado? Para trazer de volta a harmonia entre corpo e mente, prepare-se para controlar a sua respiração. Escolha um local quieto, vista uma roupa confortável e sente com a coluna ereta ou deite. Você pode aromatizar o ambiente com óleos essenciais e colocar uma música suave e tranquila. Feche os olhos e observe como o ar entra e sai do seu organismo. Ele deve entrar pelo nariz e sair pela boca. Coloque as mãos sobre a barriga, respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco. Dê uma pausa de dois segundos segundos e exale lentamente, contando até seis. Pratique esse padrão de dez minutos por dia. Uma dica é realizar os exercícios antes de dormir, pois pode proporcionar uma boa noite de sono. Experimente essa prática e me conte: como você se sentiu?

Durma na hora certa

6 hábitos saudáveis

É no sono que nosso sistema imunológico se fortalece e que ganhamos massa muscular.

Com certeza você usa um despertador para acordar, né? Mas tenho certeza que a maioria não tem um alarme para avisar a hora de ir dormir. A gente fica tão preocupado com os afazeres diários que temos que cumprir com os outros, de não perder a hora, de não atrasar uma reunião, mas não dá muita bola para um compromisso super importante com a gente mesmo: uma noite de sono de qualidade. O que talvez você não imagina é que enquanto você dorme o seu corpo continua trabalhando muito, tipo em um “modo avião”. Esse é um momento muito importante porque é quando o nosso organismo reorganiza todos os estímulos que foram processados durante o dia e também promove a renovação celular. Existem vários hormônios, por exemplo, que só são produzidos durante esse ciclo do sono, como a melatonina e o GH, responsáveis por nos preparar para o descanso do sono e pelo crescimento, respectivamente. Quem dorme pouco costuma ter o apetite desregulado, queda do sistema imunológico, problemas de memória, variações de humor, e tantos outros problemas. Te convenci a cuidar mais da sua rotina do sono? Agora aproveita e já agende o alarme para a hora de dormir (de preferência no relógio e não no celular). O mínimo são pelo menos 7 horas de sono por dia. Por exemplo, se você precisa acordar às 06:00, deve iniciar o sono às 22:00/23:00. Coloque o alarme para 30 minutos antes de se deitar.

Tome sol!

Que tal aproveitar o horário de almoço para espairecer ao ar livre e produzir sua vitamina D?

Você já reparou como em dias chuvosos e cinzas a gente tende a ter menos disposição e alegria? É que a radiação solar ultravioleta é responsável por fazer o nosso corpo metabolizar a famosa vitamina D, importantíssima para diversas funções do nosso organismo. É ela que regula o nosso sistema imunológico, nosso sistema de defesa, ajuda na absorção do cálcio pelo nosso intestino e afeta as nossas alterações de humor. Não se expor nunca ao sol pode ser tão prejudicial quanto se expor em excesso. Uma vida baseada no equilíbrio (e não nos extremos), é necessária para uma longevidade saudável. Fugir completamente do sol pode gerar deficiência de vitamina D no organismo, o que afeta a nossa imunidade e nosso humor, podem causar insônia, queda de cabelos, dores e cansaço recorrente e acelerar doenças nos ossos, como a osteoporose. Essa deficiência, inclusive, pode complicar a atividade metabólica e causar dificuldades para quem está tentando perder peso.Importante lembrar que não é para ficar exposto ao sol de forma indiscriminada sem proteção, especialmente na pele do rosto. Não devemos cometer excessos! Vermelhidão na pele é sinônimo de uma exposição não saudável, ok? Quinze minutinhos de exposição ao sol não vão te fazer mal. O sol é o ingrediente mais fácil e barato desta lista dos 6 hábitos saudáveis. É melhor tomar um pouco de sol do que ir à farmácia comprar suplementos para repor a vitamina D e remédios para tratar doenças. 

Coma comida de verdade

6 hábitos saudáveis

Ao preparar suas refeições, descasque mais e desembale menos.

Mas o que, afinal, é comida de verdade? Comida de verdade é o alimento íntegro, o mais natural possível, preferencialmente orgânico, minimamente processado e cheio de nutrientes que vão abastecer o nosso corpo de energia e vitalidade. São as frutas, cogumelos, legumes, raízes, hortaliças, grãos, ovos, carnes, algas, por exemplo. Ao contrário deles temos os alimentos industrializados e ultra processados, que passam por processos industriais que reduzem o valor nutricional dos mesmos, em troca de um maior lucro e aumento do tempo de vida do alimento, também conhecido como vida de prateleira. Não é nenhum pecado, eventualmente, comer algum alimento industrializado. Isso não torna você necessariamente menos saudável. É importante avaliar o contexto social e a frequência de consumo. Comer com culpa faz tão mal quanto abusar desses produtos alimentícios. O mais saudável é ter bom senso, até porque no mundo em que vivemos hoje, algumas vezes a praticidade e a comodidade acabam falando mais alto. O meu lema é comer o mais saudável possível. O que define uma alimentação saudável não é apenas o valor nutricional de um alimento, mas também como nos relacionamos com a nossa comida (aliás esse seria mais um item a acrescentar na lista dos 6 hábitos saudáveis). Dê preferência a comida que vem da terra, produzida localmente, da estação e com o menor nível de processamento possível.

E aí? Acha que esses 6 hábitos saudáveis podem ser incluídos na sua rotina? Parece simples, e é! Apenas exige um tanto de compromisso consigo mesmo e com sua saúde. Compartilhe seus resultados comigo no meu Instagram.