Essa receita de bolo de aipim simples e saudável é um quitute clássico da culinária brasileira, principalmente Nordestina. Conhecido também como bolo de carimã, essa receita tem como ingrediente principal a mandioca ralada, acrescida de leite de coco e especiarias. 

Ingredientes
800 g de aipim descascado (cerca de 4 mandiocas grandes)
3 ovos
1 ½  xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga amolecida
1 pitada de sal
1 pitada de cravo em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de leite de coco ralo ou água
1 xícara (chá) de leite de coco grosso
Manteiga para untar

Serve 10 porções
Tempo de preparo: 30 minutos + 1h30 no forno

receita de bolo de aipim

Após fazer a receita de bolo de aipim você pode servir dessa forma na mesa.

Modo de preparo
1- Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de cerca de 11 cm x 30 cm x 6 cm ou uma assadeira retangular pequena.
2- Apoie um ralador de lâmina grossa sobre uma tigela grande e rale toda a mandioca. Reserve na geladeira.
3- Numa tigela média, separe as gemas e transfira as claras para a tigela da batedeira.
4- Às gemas, junte o açúcar, a manteiga, o sal, o cravo e a canela. Misture bem com uma espátula, até formar uma pasta. Aos poucos, junte o leite de coco (ralo e grosso), mexendo bem com um batedor de arame.
5- Retire a mandioca ralada da geladeira e regue com a mistura de gemas e leite de coco. Com uma espátula, mexa delicadamente.
6- Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve. Com uma espátula, misture rápido apenas 1/3 das claras com a mandioca. Incorpore o restante delicadamente,com movimentos circulares de baixo para cima para não perder o ar das claras em neve.
7- Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno por 1h30. Se puder, prepare de véspera: o bolo fica mais saboroso.

Curtiu essa receita de bolo de aipim? No meu Instagram você encontra mais receitas saudáveis e dicas para uma alimentação e estilo de vida saudável. 

Receita do Livro A Comida Baiana de Jorge Amado de Paloma Jorge Amado. Adquira o seu aqui!