Ama comida de São João e quer finalmente aprender a receita de pamonha? Vem comigo que vou te ensinar o passo a passo.

Ingredientes
10 espigas de milho verde com palha
1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado
2 xícaras(chá) de açúcar
1 pitada de sal

Rende 8 unidades
Tempo de preparo: 20 minutos + 40  minutos para cozinhar

receita de pamonha

Depois de aprender essa receita de pamonha, seu São João vai ficar bem mais saboroso!

Modo de Preparo
1- Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto.
2- Retire as palhas das espigas, com cuidado para não rasgar.
3- Quando a água ferver, mergulhe as palhas e afervente por 1 minuto. Retire com uma pinça e transfira para uma tigela.
4- Dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho na parte média do ralador. Em seguida, com as costas de uma faca, raspe as espigas raladas, para extrair o suco do milho, na mesma tigela.
5- Sobre outra tigela, passe o milho ralado(com o suco) pela peneira, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher. Descarte o bagaço ou, se preferir, use para preparar o xerém.
6- Misture bem o coco ralado, o açúcar e o sal ao suco de milho na tigela.
7- Leve uma panela bem grande, com 4 litros de água, ao fogo médio.
8-  Para fazer o saquinho onde cada pamonha será cozida, comece juntando duas palhas. Encaixe uma dentro da outra, mantendo a parte curva para baixo; se as palhas forem muito finas ou estreitas, você vai precisar de mais uma ou duas por saquinho. Com um barbante, amarre firme a extremidade de baixo. Repita o procedimento até completar oito unidades.
9- Com um funil, despeje o creme, até cerca de 3 cm da borda. Com outro barbante, feche o saquinho, amarrando bem firme. Transfira para um prato e repita o processo com as outras pamonhas. Atenção: por mais firme que você amarre, é normal que escorra um pouquinho do líquido. Mas, assim que as pamonhas começarem a cozinhar, o líquido engrossa e para de vazar.
10- Aumente o fogo e, quando a água estiver borbulhando, coloque as pamonhas para cozinhar por 40 minutos ou até a cozinha ficar com perfume de milho cozido. Retire as pamonhas com uma escumadeira e transfira para uma travessa.

É possível também fazer o saquinho da pamonha  costurado à máquina, o que facilita o preparo; e também cozinhar as pamonhas no vapor. 

Gostou dessa receita de pamonha? Acesse outras ideias de comidas típicas de São João e me siga no Instagram para mais dicas de alimentação saudável? 

Receita do Livro A Comida Baiana de Jorge Amado de Paloma Jorge Amado. Adquira o seu aqui!