Está querendo ideias de receitas de comidas típicas para sua festa de São João? Não tem quem resista aos quitutes juninos! Olha as receitas que compartilhei para sua festa ficar ainda mais gostosa. Enquanto prepara, bota um forró e vai entrando no clima da celebração. 

Clica em cima da imagem para acessar cada receita.

Ideias de comidas típicas para festa de São João

Bolo de Aipim

ideias de comida típica são joão festa junina

Disponha dos pedaços do bolo de aipim na folha da bananeira e leve a mesa.

Essa receita de bolo de aipim simples e saudável é um quitute clássico da culinária brasileira, principalmente Nordestina. Conhecido também como bolo de carimã, essa receita tem como ingrediente principal a mandioca ralada, acrescida de leite de coco e especiarias.

Canjica

ideias de comida típica são joão festa junina

Quem resiste a essa travessa de canjica disposta na mesa?

Simples e saudável, a receita de canjica é uma iguaria clássica da culinária brasileira, principalmente Nordestina. Tem muita gente que acha que canjica e mungunzá é a mesma coisa, mas não é! A canjica é feita com milho verde, também conhecido como curau, e o mungunzá  é a preparação com o milho branco.

Amendoim Cozido

Amendoim é uma das minhas comidas favoritas do São João 😀

É preciso ter um cuidado minucioso ao catar esses amendoins para que você consiga identificar os que estão com fungo e descartá-los. Grãos de casca mole, podres, úmidos, com pragas, furos e abertos devem ser descartados. Por isso, é bom que você cozinhe o amendoim em casa e não compre ele já cozido na rua, para garantir a procedência e a qualidade da água usada no cozimento. Mesmo comprando em um bom mercado, esses grãos não vem já selecionados, é preciso que você faça esse trabalho.

Pamonha

De origem indígena, a pamonha pode ser doce ou salgada e ser recheada de queijo e carne.

Para fazer o saquinho onde cada pamonha será cozida, comece juntando duas palhas. Encaixe uma dentro da outra, mantendo a parte curva para baixo; se as palhas forem muito finas ou estreitas, você vai precisar de mais uma ou duas por saquinho. Com um barbante, amarre firme a extremidade de baixo. Repita o procedimento até completar oito unidades.

Bolo de Milho

Um bolo para ser compartilhado com as melhores pessoas 🙂

Bem fácil de fazer, esse bolo é feito no liquidificador com os grãos das espigas de milho, leite de coco, ovos, farinha e açúcar. Fica bem cremoso! Acompanhado de um quentão então, fechou a parceria.

Gostou dessas ideias de receitas para seu São João? Depois compartilha comigo pelo meu Instagram como ficou seu prato. Feliz São João, meu povo!!!